Madeira Angelim-Pedra

A madeira angelim-pedra pode ser encontrata por outros tipos de nomes como angelim, angelim-amarelo, angelim-da-mata, angelim-do-pará, angelim-macho, mirarema.

Dentre as principais características, se destaca o cerne castanho avermelhado claro ou escuro, com manchas castanhas mais escuras devido à exudação de óleo-resina, alburno castanho-pálido; brilho ausente; cheiro e gosto imperceptíveis; densidade média; dura ao corte; textura grossa, de aspecto fibroso.

A madeira angelim-pedra é muito durável em relação a fungos apodrecedores; moderadamente resistente a brocas marinhas e resistente a cupins-de-madeira-seca.

A madeira de angelim-pedra é fácil de ser trabalhada. Acabamento de regular a bom na plaina, torno e broca. É moderadamente fácil de serrar e aplainar; é fácil de pregar, parafusar e permite acabamento satisfatório.

Ela é usada para vigas, caibros, portas, venezianas, caixilhos, partes secundárias de estruturas internas como ripas e caibros, forros e lambris. Pode também ser usada como pontaletes, andaimes e fôrmas para concreto. No ramo moveleiro ela poderá ser usada em móveis estândar, cutelaria e como lâminas decorativas.

 
Madereira Giomar © 2010