Corte Manejado

Corte Manejado

O corte manejado é uma modalidade legal de exploração da madeira. É regulamentado por várias leis, decretos e instruções normativas. Produzida com base em normas e técnicas de baixo impacto ambiental, a madeira manejada contribui para manter a floresta em pé. O custo de produção da madeira manejada é geralmente um pouco mais alto do que o da madeira de desmatamento, devido à elaboração do plano de manejo.

A primeira vista, nada diferencia uma madeira manejada de outra madeira comum para o comprador, madeira manejada é simplesmente madeira.

A diferença está na origem da madeira. Uma madeira manejada é oriunda de uma floresta manejada. Uma floresta manejada é uma floresta cuja forma de exploração permite manter os fluxos de produtos e serviços oferecidos.

A madeira manejada é uma madeira que foi extraída da floresta através de um planejamento cuidadoso e com uso de técnicas de exploração de baixo impacto. Esse planejamento da extração da madeira se concretiza num plano de manejo florestal. No plano de manejo se decide, por exemplo, quais espécies serão extraídas, quais árvores serão cortadas e quais ficarão para garantir a regeneração da floresta, como as árvores vão ser derrubadas e as toras arrastadas, ocasionando um menor impacto ao meio ambiente.

Com tais pressupostos, a difusão do manejo florestal sustentável pode ser vista como uma ferramenta poderosa em prol da defesa da floresta, se tornando uma condição e um vetor de proteção da floresta, sendo assim a madeira certificada contribui para manter a floresta em pé.